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Dicas de Escrita

Dicas para fazer uma live divulgando seu trabalho

Durante a pandemia do Coronavírus, vimos as lives se multiplicando e fazendo parte do dia a dia de empresas, personalidades e até mesmo de pequenos empreendimentos. Segundo o Instagram, houve um aumento de 70% no número de transmissões ao vivo na plataforma apenas em março de 2020.

Com certeza você deve ter se perguntando: será que as lives podem me ajudar na divulgação do meu trabalho de escritor? E eu te digo que sim, a transmissão ao vivo é mais um canal de comunicação que você tem com o seu leitor. Mas é importante, antes de qualquer coisa, saber o porquê você quer fazer uma transmissão ao vivo, qual é o seu objetivo com a live.



Primeiro, pense: o que você vai fazer, dizer na live? Anunciar um produto/serviço? Responder perguntas dos leitores? Dar dicas sobre o mundo literário? E você terá convidados? Agora podemos ter até 4 convidados numa mesma live, ao mesmo tempo no Instagram.

Também é importante pensar quanto tempo de duração terá a sua live, tente fazer uma transmissão de até 30 minutos, para que a sua audiência não canse e desista antes do fim. Lembre-se que você está dentro do Instagram concorrendo com outras lives, stories e postagens, então seja objetivo.

Se você nunca fez uma transmissão ao vivo na vida, peça ajuda para um amigo para testar a transmissão junto com você.

Organize o local onde você vai fazer a transmissão, pense no cenário. A iluminação também é importante, teste a sua iluminação, sua imagem precisa estar clara e o cenário estar organizado.

No início da sua live, diga qual o seu objetivo com ela e quanto tempo ela terá. Se tiver convidados, fale um pouco sobre eles, antes de convidá-los a entrar na transmissão.

Descubra o melhor horário para a sua audiência, você pode fazer enquetes no seu stories perguntando para os seus seguidores qual melhor horário para você realizar a sua transmissão e, com isso, já ir divulgando a sua live para eles.

Aliás, a divulgação é muito importante, divulgue com antecedência! Utilize o adesivo de contagem regressiva no Instagram Stories, faça divulgação no feed do seu Instagram, mas amplie a divulgação para outros canais como o WhatsApp e o e-mail. Informe todo mundo que você conhece sobre a sua transmissão e peça para os amigos para te ajudarem nessa divulgação.

Quando estiver ao vivo, espere o público entrar, convide as pessoas que estão online a convidarem outras 5 pessoas e reserve um benefício para o fim da live, para recompensar quem ficou assistindo até o final.

Interaja com as pessoas, faça e responda perguntas, leia comentários em voz alta, agradeça a participação da audiência.

E lembre-se que você também pode salvar a sua live no IG TV no final da transmissão, para que o conteúdo fique visível para quem não pode ver ao vivo.
Após a live, faça um post perguntando para as pessoas o que elas acharam da sua transmissão, peça um feedback e caso a sua estratégia seja salvar a live, este post pós live chamará a atenção de quem não viu ao vivo, para assistir a live salva.

E se a experiência com a transmissão for positiva, monte uma agenda de lives e divulgue para a sua audiência, coloque as transmissões ao vivo na sua estratégia de divulgação. Convide pessoas para participarem com você das transmissões, com as parcerias você e o seu convidado ampliam a audiência, somando os seguidores de ambos.

Mas lembre-se, tudo que é demais cansa, e aí voltamos à primeira dica dada deste texto: é importante saber o porquê você quer fazer uma transmissão ao vivo, qual é o seu objetivo com a live. Não faça transmissão ao vivo sem um porquê e sem um roteiro. Utilize esse canal para entregar algum conteúdo realmente relevante.

Graziana Fraga

 

 

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