Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

A extensão da frase

Um problema muito comum, e que torna os textos confusos, é o uso de frases muito longas. Não há aqui uma medida (duas linhas, três linhas...), mas quanto maior a frase, maior o risco de ela se tornar muito confusa para o leitor. Vejamos:

A - Propondo soluções estrategicamente centradas no cliente (um cliente exigente, que entende as tecnologias da informação como fator estruturante da sua organização e como fonte de vantagens competitivas relevantes), a XPTO é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação de gestão, que aposta muito forte na investigação em Engenharia do Software.

B - A XPTO é uma empresa de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação de gestão. Apostamos na investigação em Engenharia do Software, criando soluções centradas no cliente. Nossos clientes são exigentes, pois para eles as tecnologias de informação são o alicerce das organizações e da competitividade.

Note que o texto A tem uma só frase, com vários verbos e sujeitos. Já o texto B traz três frases, a primeira um período simples na ordem direta e as outras duas privilegiando a ordem direta, mesmo que sejam períodos compostos.

Para evitar frases longas, é preciso cuidar as intercalações, utilizando-as apenas quando necessário, e avaliar a necessidade de se manter orações coordenadas. Lembrando que período composto por coordenação é aquele em que cada oração funciona isoladamente, tendo sua própria estrutura sintática. Podemos representar a "fórmula" dessa oração assim:

Sujeito + Verbo + Objeto + Adjunto Adverbial 
+
Sujeito + Verbo + Objeto + Adjunto Adverbial
...

Representando a fórmula num exemplo:

Presidente nega favorecimento em licitação
e
Senado pede investigações mais aprofundadas.


Em alguns casos, como em "Sou casado, mas sou feliz", o uso da coordenada cria um efeito de sentido. Mas em outros, como no exemplo acima, poderia haver um ponto no lugar do "e", e assim transformaríamos uma oração composta por coordenação em dois períodos simples em ordem direta.

Claro que o problema oposto também é ruim: um texto muito fragmentado, apenas com frases curtas.

Marcelo Spalding

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados