Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Como criar o ambiente ideal para escrever



Todo escritor precisa encontrar o seu lugar ideal para trabalhar e este lugar não pode se limitar a ser inspirador, ele deve ajudá-lo a colocar toda a inspiração e vontade em prática. E esse lugar precisa ser criado considerando as próprias regras, ou seja, o que funciona para si mesmo.

As necessidades variam de escritor para escritor: “o local precisa ter o mínimo de interferências possível”, “preciso trabalhar vendo gente e ouvindo barulho”, “só escrevo com uma janela na minha frente”, “a minha mesa deve ser minimalista”, “a minha mesa deve ter todas as coisas que me inspiram”, enfim, o importante é saber o que ajuda você a criar e a escrever melhor.

Entrevistamos o escritor Mario Augusto Pool para falar sobre o seu ambiente de escrita. De bônus, ele nos convida a entrar no seu “santuário” de escritor. Fique à vontade e se inspire!


O que não pode faltar no seu ambiente de escritor?

Hoje compreendo que a organização de um escritor segue alguns ritos pessoais importantes. O ambiente de trabalho precisa ser colaborativo e deve criar um clima positivo para que as ideias se desenvolvam. Divido esta organização em ambiente físico e ambiente digital. No ambiente físico, sempre me certifico de que os materiais para pesquisa, livros, apontamentos ou algum outro documento necessário para me orientar ou ajudar nas informações da narrativa estejam separados e a disposição.

No ambiente digital, organizo uma pasta no Drive com o título do livro e dentro dela tantas subpastas necessárias para separar informações, como dicas, sites e outros materiais que poderão ser úteis ao longo da escrita.

Costumo criar um caderno de anotações e preparar o Planejamento para publicação da narrativa longa. Neste roteiro, no formato de planilha, descrevo a sinopse da história e o argumento. Nos campos da planilha, descrevo, então, o número do capítulo, nome do capítulo, narrador, época e espaço onde acontece a trama, a descrição da cena (enredo) e, numa última coluna, descrevo os elementos da ilustração, caso o livro seja ilustrado, geralmente nos meus livros juvenis coloco figuras.

Com isso, tenho o ambiente de trabalho organizado e completo, tanto na parte física como na digital. O resto é compor um clima confortável para a hora de escrever, com cadeira ergonômica, luz ambiente, dois monitores que ajudam bastante principalmente se um deles for de tela maior, onde você pode ampliar o texto para dar um conforto visual melhor. Para quem gosta e não se atrapalha com sons, eventualmente uma música ambiente baixinha ao fundo pode ajudar a criar um clima harmônico. Uma cafeteira ajuda bastante.


O que não deve ter neste espaço?

Este espaço de criação é o templo do escritor, é onde estão as memórias de um trabalho árduo e demorado. Para que se possa ter um ritmo e cumprir o cronograma estipulado, acredito que este espaço necessita estar livre de distrações e do movimento de terceiros.

Ter um espaço isolado é fundamental, se o escritor tende a se distrair com outros estímulos como rádio, TV, movimentos na rua ou outros objetos que compõem o espaço. Então, sugiro que se desfaça desses elementos, nem que seja pelo momento em que está escrevendo. Pessoas mais focadas geralmente possuem outra dinâmica, com apenas um notebook, conseguem escrever em qualquer local.


Dê 3 dicas para criar um ambiente ideal para escrever

1. Cerque-se de todos os materiais de apoio para escrever o seu livro e organize-os ao seu entorno (caneta, lápis, cadernetas de apontamento etc.).

2. Mesa ampla, cadeira confortável e iluminação controlada gera um ambiente acolhedor e particular. Tudo isso cria um clima bom para se conectar com a história.

3. Dê preferência a um local exclusivo e livre do movimento de terceiros ou elementos que distraiam.

E você, como cria o seu ambiente de escritor?

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados