Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Você sabe a origem do dia do livro?

O Dia Internacional do Livro começou a ser comemorado em 05 de Abril de 1926 na Catalunha, Espanha, em homenagem ao nascimento do escritor espanhol Miguel de Cervantes, famoso pela obra Dom Quixote. A ideia foi proposta na Câmara Oficial do Livro de Barcelona pelo escritor valenciano Vicent Clavel Andrés.



Posteriormente, o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol e o prêmio literário Miguel de Cervantes para 05 de Abril.

Em 1930, a data comemorativa passou a ser 23 de Abril, dia da morte de Cervantes e Dia de São Jorge. Até hoje, existe uma tradição catalã que acontece nesta data, quando se costuma trocar livros por rosas, ou seja, quem compra um livro ganha uma rosa. Nesta data, acontece também a Feira do Livro Espanhol com a entrega do prêmio literário Miguel de Cervantes pelas mãos do Rei da Espanha.

Em 1995, a UNESCO instituiu o 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a leitura, a indústria de livros e a propriedade intelectual.

Curiosidades

Não foi somente Cervantes que inspirou a escolha por esta data. Coincidentemente, em 23 de Abril de 1616, faleceram outros dois escritores famosos: o escritor catalão Josep Pla e o dramaturgo inglês William Shakespeare, que dispensa apresentações.

Há algumas controvérsias em relação às mortes de Cervantes e de Shakespeare. Naquele tempo, a Inglaterra vivia sob o calendário juliano, enquanto a Espanha já havia aderido ao gregoriano, o qual seguimos no Ocidente até hoje. Por isso, o 23 de Abril em que Shakespeare faleceu equivale ao nosso 03 de Maio.

Além disso, dizem que Cervantes teria morrido no dia 22 e não no dia 23. Uma confusão digna da grandeza destes dois autores, que provavelmente não se contentariam em ter uma data como outra qualquer em sua homenagem, sem uma história interessante relacionada.

Como se não bastassem todos estes elementos, o dia 23 de Abril ainda marca o nascimento de outros autores famosos como Maurice Druon (O Menino do Dedo Verde), Manuel Mejía Vallejo, Vladimir Nabokov (Lolita) e Halldór K. Laxness (Nobel da Literatura em 1955).

Cinthia Dalla Valle

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados