Cursos de Escrita Online


> Cursos
> Proposta Pedagógica
> Perguntas e Respostas
> Contato


cursos desenvolvidos pela

Dicas de Escrita

Dicas para destacar-se em concursos literários

Confira algumas dicas pontuais que Emir Rossoni, Luísa Geisler e Marcelo Spalding destacaram para os escritores aumentarem suas chances em concursos literários, no 2ª Papo de Escritor organizado pela Metamorfose.

- Português correto: é muito importante revisar o texto, passar para um revisor, para que ele não tenha erros de gramática e digitação.

- O começo do texto deve ser muito bom, pois muitas vezes os jurados só leem o começo dos textos para fazerem uma triagem. Uma dica é reescrever o início do livro ou do texto após terminá-lo.

- Fique atendo à temática mais premiada nos concursos, leia textos que já foram premiados pelo concurso que vai participar, mas tenha cuidado ao tentar prever a tendência. Avalie se você consegue, e de que forma, trabalhar com aquela temática sem perder sua “verdade”, sua essência.

- “Canta a tua aldeia para ser global”: não tenha medo de usar elementos da sua cidade, da sua região, do seu passado, alguns dos melhores livros da literatura brasileira são regionalistas (Grande Sertão: Veredas, Contos Gauchescos).

- Evite construções preconceituosas ou que possam soar ofensivas a algum grupo.

- Preserve seus originais, não publique tudo na internet para ter material para participar de concursos, caso este seja o seu interesse.

- Leia o regulamento do concurso com atenção e fique atento à apresentação do material que irá enviar ao concurso.

- É importante conhecer e manter-se dentro do gênero solicitado.

- Não tenha medo de cortar textos ou parágrafos, ficando com menor número de caracteres; muitas vezes menos é mais

- Prazos: fique atento aos prazos e procure enviar o material antes da última semana, mas não envie muito no começo, especialmente quando for um prazo longo de inscrição.

Escrita Criativa

 

 

Voltar


 


Acesso rápido: Curso de Escrita | Curso de Criação Literária | Oficina de Crônicas

Cursos de escrita desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Spalding ou convidados - todos os direitos reservados